quinta-feira, 14 de abril de 2011

Memphis Knows How To Dance

"Memphis was almost like going to California. Beale Street was the black man's street"
Muddy Waters




Saímos de Mississippi, assim como muitos músicos na altura (Howlin Wolf, Frank Stokes, Tommy Johnson, Ismahn Bracey), para nos dirigirmos a Memphis, e à Beale Street cheia de vida, com muitos espaços para músicos de blues tocarem, assim como a Sun Records de Sam Philips, onde muitos se estrearam em gravações. E nessa cidade do estado do Tennessee surgiram também as jug bands, importantes na invenção do Memphis Blues. Banjos, violinos, harmónicas, berimbau e o bandolim ajudavam à fusão do jazz, blues e country, sempre com um registo mais dançável que o Delta Blues.

Não será a última vez que lá vamos. Pólo citadino, nos anos 50 foi fundamental para a invenção do rock. Por agora ficámos com o blues com a vertente de entretenimento mais frisada que surgiu nos anos 20 e 30 em Memphis, fundamental para a New Wave dos anos 50 com Ike Turner, BB King, Howlin Wolf, Rufus Thomas ou James Cotton.

Charlie Burse and His Memphis Mudcats - Beale Street Holiday
Gus Cannon's Jug Stompers - Bring It With You When You Come
James de Berry and His Memphis Playboys - Single Man Blues
South Memphis Jug Band - Policy Rag
Memphis Jug Band - Kansas City Blues
Robert Wilkins - Jailhouse Blues
Minnie Wallace - The Cockeyed World
Sleepy John Estes - Stop That Thing
Furry Lewis - Black Gipsy Blues
Pearl Dickson - Little Rock Blues
Kansas Joe & Memphis Minnie - My Washwoman's Gone
Noah Lewis - Chickasaw Special
Little Buddy Doyle - Grief Will Kill You
Charles McCoy - Last Time Blues
Joe Calicott - Fare Thee Well
Blind Willie Reynolds - Married Man Blues

Blind Willie Johnson - You're Gonna Need Somebody on Your Bond
Antecipação do próximo programa: Texas e Louisiana - slide guitar e fusão entre o country e o blues


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